Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

OLINVERNO JAÓ 2011 - CAMPEÃO BASQUETE

O CPMG - Ayrton Senna sob o comando do Professor Paulo Menezes conquistou mais um título nesse final de semana (23-05) disputando a final do basquete SUB-16 contra a equipe do Goiás E. C. Esta competição denominada OLINVERNO é promovida pelo tradicional Clube Jaó.


Apesar da vitória na primeira rodada dessa competição de 59 a 47 sobre Goiás E.C., fomos surpreendidos no dia seguinte com a derrota para esta equipe na final da Copa Sesc.

Mas nessa final da OLINVERNO JAÓ, os meninos do nosso time mostraram que nosso basquete é forte e deram o troco com esssa valiosa vitória (CPMG-Ayrton Senna 54 x 44 Goiás E.C.)



Vale ressaltar o crescimento do time do JAÓ comandado pelo Professor Pita que desmonstrou ter evoluido durante as competições!



E ainda o SUB-15 do CPMG-Ayrton Senna que disputou numa categoria acima e mesmo assim conseguiu realizar bons jogos. Apesar das derrotas a experiência adquirida fortalece a equipe para o proximo ano.





Curso de Formação de Gestores – SEDUC GO (40 horas)



O curso de formação à distância, com 40 horas de duração, foi ministrado no mês de maio pela SEE/GO em parceria com o Centro de Polí­ticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Fe­deral de Juiz de Fora (CAEd), com o objetivo de qualificar os candidatos e de modo a garantir mais eficiência à administração das unidades de ensino goianas.

Após um curso de formação, candidatos a gestores nas escolas estaduais participaram de uma avaliação de conhecimentos
.

No domingo, 5 de junho, foi realizada a avaliação presencial. Nessa fase, os quase 3 mil professores inscritos no curso de formação em gestão da Secretaria de Estado da Educação demonstrarão os conhecimentos sobre gestão das escolas públicas. A avaliação serviu também, para testar o grau de absorção do conteúdo compartilhado ao longo de três semanas de preparação

Foram aprovados os professores efetivos que obtiverem acerto em, pelo menos, 60% das questões desta avaliação, ou seja, no mínimo 16 questões.

Mesmo não existindo em sua Unidade Escolar o processo democrático para escolha de Diretor , o Professor Paulo Menezes de Freitas do CPMG-Ayrton Senna realizou o curso e obteve um ótimo desempenho somando 21 pontos na avaliação.


Segue abaixo as atividades desenvolvidas no Curso de Formação de Gestores – SEDUC GO (40 horas) 0n-line promovido pela UFJF:











30º COPA SESC BASQUETE - GOIÂNIA / 2011

O CPMG-Ayrton Senna mais uma vez em destaque no Basquete




Já não é mais novidade, as equipes de Basquete do CPMG-Ayrton Senna conquistou o Ouro na categoria SUB-18 masculino e Prata no SUB-16 masculino da 30º COPA SESC. O projeto de basquete desenvolvido há 7 anos pelo Professor Paulo Menezes nesta unidade escolar da região Noroestede Goiânia, tem possibilitado a participação dos alunos em competições locaisimportantes e alcançado resultados surpreendentes contra clubes de basquete da capital.]





























Parabéns aos atletas do CPMG Ayrton Senna, que pelo esforço ededicação conseguiram mais essa vitória! (Daniel, Douglas, Antônio, Welington, Roberto Japão, Marconi, Mathaus, Linyker, Cristyan e Roberto Carlos).

Vale ressaltar que o CPMG-Ayrton Senna conquistou mais uma vez os primeiros lugares na modalidade Basquete, das Olimpíadas Escolares – Etapa Metropolitana. As finais aconteceram no dia 31 de maio de 2011, no Ginásio de Esportes do CPMG-Hugo e o resultado final ficou assim:




BASQUETEBOL- FEMININO - INFANTO


1º LUGAR - CPMG-AYRTON SENNA 09 x 07 2º LUGAR - COL. JESUS Mª JOSÉ


BASQUETEBOL - MASCULINO - INFANTO

1º LUGAR - CPMG-AYRTONSENNA 33 X 28 2º LUGAR - CPMG-HUGO


BASQUETEBOL - FEMININO - JUVENIL

1º LUGAR - CPMG-AYRTON SENNA 52 X 19 2º LUGAR - CPMG-HUGO


BASQUETEBOL - MASCULINO – JUVENIL

1º LUGAR - CPMG-AYRTON SENNA 79 X 39 2º LUGAR - CPMG-HUGO
















































































Núcleo de Tecnologia Educacional - Goiânia - TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - 100H

TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - 100H


"Precisamos contribuir para a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola em que apaixonadamente diz sim a vida".
Paulo Freire

Apresento a seguir as atividades desenvolvidas no curso promovido pelo PROINFO-MEC e ministrado pela Professora Aleida Elias do NTE-Goiânia (Secretaria de Educação do Estado De Goiás)

Objetivos do Curso:

Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;

- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

Atividades desenvolvidas em cada unidade do curso:
UNIDADE 1 - TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA, NA ESCOLA:
Modulo I – Atividade 01: Quem sou como professor e aprendiz?

Módulo I - Atividade 03: As novas tecnologias na Escola


Módudo I - Atividade 04 :Conhecendo uma experiência


Módudo I - Atividade 05: Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia


Módulo I - Atividade 06: Pesquisando sobre o trabalho por projeto



UNIDADE 2 - :HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, INTERNET
:
Módulo 2 - Atividade 1: Navegação em Hipertexto

UNIDADE 3 - : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS

MÓDULO3 - Atividade 2: Conhecendo repositórios de material digital

Módulo 3 - Atividade 3: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais - Saltos no Tempo


Módulo3 - Atividade 3: PRODUTOS E OBJETOS DO MATERIAL DO PROFESSOR

Módulo 3 - Atividade 4: Apresentação Hipertextual



UNIDADE 4 - : TECNOLOGIA E CURRÍCULO



Módulo4-Atividade 1: Tecnologias: Possibilidades de Contribuições

Módulo 4 - Atividade 2: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula


Módulo 4 - Atividade 3: Projeto de Trabalho


Módulo 4 - Atividade 4: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo