Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Boletim basquetebol Ollimpiadas Escolares Goiania 2010










Nossas Equipes de basquete não conseguiram passar pelos adversarios e finalizamos nossa participação nas Olimpidas Escolares com uma vitória e duas derrotas tanto no masculino quanto no feminino. Vale ressaltar que esta foi a primeira vez que conseguimos participar da Etapa Nacional, já que desde 2004 nosso Estado não realizava a etapa estadual a tempo de participar da Etapa Nacional. A experiência foi bastante válida e com certeza estaremos mais fortes para 2011!!!!

Técnico da Seleção Brasileira de Basquetebol prestigia as Olimpíadas Escolares 2010 em Goiânia

Rubén Magnano prestigia Olimpíadas Escolares e destaca importância da competição na formação de talentos



Campeão olímpico em Atenas 2004 pela Argentina, o atual treinador da seleção brasileira masculina de basquete Rubén Magnano esteve em Goiânia acompanhando as Olimpíadas Escolares 2010, etapa de 15 a 17 anos. Magnano assistiu às partidas do torneio masculino de basquete, observou novos jogadores e trocou experiências com os treinadores da maior competição escolar do país.

"Este tipo de competição é muito importante para o desenvolvimento dos atletas, tanto dentro como fora das quadras. Espero encontrar aqui jogadores que possam, futuramente, representar o Brasil pela seleção adulta", declarou Magnano, que também ministrou uma palestra para os treinadores de basquete presentes às Olimpíadas Escolares. "O trabalho dos treinadores da base é de profunda importância, por isso busco passar um pouco da minha experiência a eles. É deste trabalho que sairão os atletas do alto rendimento do Brasil", completou o treinador, que no início da carreira também comandou equipes escolares.

Para Magnano, as Olimpíadas Escolares são fundamentais para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro. "A iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro é maravilhosa. Esta é uma competição onde temos atletas e treinadores de todo país. Assim podemos detectar quais pontos podem ser melhorados no esporte de base do Brasil. Aqui ouvimos as dificuldades dos professores e trocamos idéias. Esse intercâmbio é muito positivo. Na Argentina, por exemplo, não há nada parecido", disse Magnano.

Rubén Magnano prestigia Olimpíadas Escolares e destaca importância da competição na formação de talentos

Para o campeão olímpico, a realização das Olimpíadas Escolares nos moldes dos Jogos Olímpicos é muito interessante, já que a realização simultânea de várias modalidades resulta em grande integração entre os participantes. "Além disso, não é apenas o aspecto esportivo que é levado em consideração. A preocupação com o lado educacional e cultural é maravilhosa. Seguramente, os garotos que estão aqui nunca esquecerão dessa experiência".

O técnico da seleção brasileira destacou ainda o regulamento da competição, que visa o desenvolvimento do atleta. "Durante dois períodos, as equipes só podem fazer marcação individual. Isso incentiva os garotos a tomarem decisões rápidas e a melhorarem os fundamentos. O Brasil está muito acostumado ao sistema de marcação por zona, o que acaba limitando a variedade de jogadas dos seus atletas", defendeu Magnano.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras e apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia e do Governo do Estado de Goiás.

fonte: http://www.olimpiadasescolares.com.br/noticias/noticia.asp?id=16156

Boletim basquetebol (08-12) olimpiadas escolares 2010

Segue abaixo o boletim de resultados da 1º rodada do basquetebol nas Olimpiadas Escolares 2010.
Nossas equipes do CPMG-Ayrton Senna representando a Sede (Goiânia) fizeram uma ótima apresentação, o basquete feminino começou com uma vitória de 58 x 45 contra a equipe do Colégio Marista de Palmas - TO ( 11x11, 09x23, 06x08, 19x16) e o basquete masculino sofreu uma derrota de 52 x 74 para a equipe do Colégio Ernesto Alves - RS (11x30, 09x15, 12x11, 20x18).
Estamos na luta ainda para conseguir a classificação para semi-final e conseguir a vaga para a Divisão Especial.



EMBAIXADORES DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2010 GOIÂNIA


EMBAIXADORES DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES CHEGAM À GOIÂNIA PARA A CERIMÔNIA DE ABERTURA

Os onze embaixadores têm a missão de mostrar aos competidores que é possível superar limites

Quatro dos onze atletas embaixadores das Olimpíadas Escolares de 2010 estão em Goiânia para participar da cerimônia de abertura da maior competição estudantil do País, que acontece hoje, às 18 horas, no Sesc Faiçalville. Daniele Hypólito (ginástica artística), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Diogo Silva (taekwondo) e Nicole Muller (ginástica rítmica) concederam nesta manhã entrevista coletiva para falar sobre as expectativas para o evento em Goiânia, que já se destaca pelo recorde de participantes e de modalidades.

A aproximação dos atletas dos ídolos durante as Olimpíadas Escolares é estratégica. Os onze embaixadores têm a missão de mostrar aos competidores que é possível superar limites, dificuldades e chegar ao pódio. “Comecei minha carreira nos jogos escolares regionais. Agora, quero ser exemplo, referência para esses atletas na busca por resultados para que, num futuro próximo, possamos ser uma potência olímpica. Material humano é o que não falta,” declarou Vanderlei.

Mais de 4,4 mil competidores de 1,3 mil escolas oriundas de todas as regiões do Brasil foram selecionados para as Olimpíadas na Capital. Entre os atletas, 260 são goianos. Desses, 116 estudam em Goiânia e outros 144 em escolas de diferentes cidades do interior do Estado. “Das escolas podem sair grandes atletas,” argumentou Daniele Hypólito ao falar sobre a importância do evento, que já é considerado o maior celeiro de talentos para o esporte no Brasil.

“Aqui pode estar muitos dos representantes do Brasil nas Olimpíadas de 2016. É uma chance de identificar talentos,” completou Nicole. Além dos quatro, Maurren Maggi (atletismo), Ligia Silva (tênis de mesa), Adriana Behar (vôlei de praia), Nalbert Bitencourt (vôlei), Lenísio Teixeira (Futsal), Bruno Souza (handebol) e João Derly (judô) passarão pela cidade até o dia 12, data marcada para o encerramento das Olimpíadas Escolares.

Modalidades
Até o dia 12, atletas com idades entre 15 e 17 anos competem em 12 modalidades esportivas: ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. As três primeiras são novidades na competição. “As inclusão de novas categorias é uma excelente iniciativa. O taekwondo, por exemplo, vai fazer com que aconteça mais investimento nas categorias de base,” comemora Diogo Silva.

Observadores de 14 países estarão nas competições para, junto com olheiros nacionais, identificar potenciais atletas olímpicos nas modalidades individual e coletiva. Amanhã haverá disputas de atletismo, ciclismo, judô, ginástica rítmica, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez. Há 17 locais de competição espalhados pela cidade.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras e apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia. Além de articular a vinda dos jogos para a Capital, o poder público municipal investe no evento cerca de R$ 1 milhão.

“É um investimento muito importante para incentivar a juventude, para fomentar a prática esportiva,” disse o secretário municipal de esporte e lazer, Luis Carlos Orro. A Prefeitura também responsabilizou-se pela viabilização da estrutura física das competições.

Autor: Giselle Vanessa Carvalho postado no site:
http://www.prefeituragoiania.stiloweb.com.br/site/goianianoticias.php?tla=2&cod=2352

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2010 - GOIÂNIA


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG


Acreditando nos nossos jovens...


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) buscou, através das Olimpíadas Estudantis - projeto que abrange as Olimpíadas Universitárias e Olimpíadas Escolares - desenvolver um novo modelo para os eventos esportivos estudantis.

Com realização do COB e o importante apoio do Ministério do Esporte, as Olimpíadas Estudantis passaram a ser um verdadeiro incentivo à pratica esportiva entre os jovens brasileiros, valorizando-os e oferecendo uma nova opção de vida para crianças e adolescentes através do esporte.

Tão importante quanto a parceria firmada com o Ministério do Esporte, o apoio imediato das Organizações Globo fez com que o Comitê Olímpico Brasileiro tivesse certeza do sucesso da empreitada, garantindo uma maior divulgação às competições e incrementando a geração de receitas para o projeto.

A proposta desta parceria é a realização de um trabalho de longo prazo, envolvendo dois ciclos olímpicos, até dezembro de 2012. Da escola à universidade, jovens de todo o País poderão participar das Olimpíadas Escolares e Universitárias que, a cada ano, acontecerão em uma cidade brasileira.

Para um futuro melhor
As Olimpíadas Escolares e Universitárias fazem parte de um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro: resgatam a importância das competições estudantis no Brasil, promovem a inclusão social de jovens a partir de uma prática positiva e saudável e são um espaço fundamental para a descoberta de novos talentos.

FONTE:
http://www.olimpiadasescolares.com.br/organizacao/oevento.asp









Handebol - Questionário


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG 


Regras básicas (em forma de perguntas)

1) Quais são as dimensões da quadra de handebol?
2) Quando é considerado gol no jogo de handebol?
3)De que maneira deve ser cobrado o tiro Lateral no jogo de handebol?
4) Em que situação é cobrada um Tiro de 7m no handebol?
5) Durante a execução de um Tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque no jogo de handebol?
6) Quais são as punições disciplinares possíveis no jogo de handebol?
7) Quantos passos posso dar, no máximo, com a bola na mão
8) Por quantas pessoas é composta uma equipe de handebol?
9) Quando é realizado um tiro de meta no jogo de handebol? ­­­­­­­­­­­­­
10) Quais são as posições dos jogadores no handebol?
11) Como acontecem as substituições no handebol?
12) Quem foi o criador do jogo de handebol?
13) Quais são os tamanhos das bolas de handebol?
14) O que é permitido ao goleiro durante a defesa?
15) Quanto tempo dura uma partida de handebol? O que acontece quando ocorre empate?
16) Quais são os principais fundamentos do handebol
17) Quais são os tipos de defesa no jogo de handebol?
18 ) Em qual País o handebol foi criado?

Handebol - Bola e Posições táticas (3)

Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG

 Bolas de Handebol
Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui certo peso pré-determinado e representa uma categoria específica e tem que ser de couro e não escorregadias. (Para uma melhor aderência e maior liberdade nas jogadas usa-se uma cola especial para Handebol, aplicando-a nas pontas dos dedos). H3L - Esta é usada para a categoria Adulto Masculino, H2L - Esta bola é usada nas categorias Adulto Feminino e Juvenil Masculino, H1L - Esta bola é usada nas categorias Infantis Masculino e Feminino e Juvenil Feminino.

POSIÇÕES DOS JOGADORES NO HANDEBOL

Este desenho mostra as posições básicas do ataque.







No ataque, o time é dividido em: Pontas, Meias, Armador (conhecido também como Central), Pivô e Goleiro.






-->

Armador: É a "locomotiva" do time no ataque. Este jogador esta no centro do ataque e comanda o as jogadas do time, deve saber arremessar com força e ter um ótimo passe. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.

Meia: Os meias geralmente possuem os mais fortes arremessos e são, geralmente, os mais altos jogadores do time. Estes são geralmente os jogadores mais perigosos durante o ataque, pois os arremessos costumam partir deles ou de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele.

Ponta :. Os pontas são velozes e ágeis; e devem possuir a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a força, mas a habilidade e mira. Estes jogadores também são muito importantes nos contra-ataques, apoiados em sua velocidade e posicionamento.

Pivô: O "coringa" do time no ataque. Posicionam-se entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor, ou se posicionar para que ele mesmo possa receber a bola e arremessar em direção ao gol.

Goleiro: Se o goleiro defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, ele deve ter a habilidade e o raciocínio rápido para observar se algum jogador se encontra em uma posição de contra-ataque, fazendo assim o lançamento que deve ser rápido e certeiro. O goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de contra-ataques.

-->
Este desenho mostra as posições básicas da defesa.



Os jogadores na defesa precisam trabalhar em equipe. Existem as
defesas do tipo ( 6 x 0 ), ( 5 x 1 ), ( 3 x 3), ( 4 x 2 ) ou individual. A comunicação é absolutamente vital. Onde está o pivô? Quem está marcando quem? Onde está a bola?

Os jogadores especializados na defesa, que fisicamente grandes, muito fortes, rápidos e com muita concentração. Esses jogadores ainda possuem a habilidade de detectar o foco do ataque e se adaptar as mudanças nas jogadas. Defensores situados no meio precisam ser muito fortes e altos para impedir os ataques dos meias e conter os pivôs.

O goleiro é vital na defesa. Um bom goleiro pode representar mais de 50% daperformance de um time. Quando a defesa é penetrada, o goleiro é a ultima barreira ao atacante. Ele precisa ter um reflexo rápido, boa antecipação de onde o atacante pretende arremessar e habilidade de ajustar força, reflexos e total concentração (eliminado qualquer coisa que não seja referente ao jogo) focando seu objetivo final, a defesa. O goleiro também deve se comunicar com seu time, (pois possui maior visão de jogo por estar
fora dos lances de ataque) incentivando e alertando a defesa; e auxiliando e orientando seus companheiros no ataque.


Handebol - Fundamentos e Regras (2)


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG



FUNDAMENTOS - Os principais fundamentos do Handebol são: MANEJO DE BOLA, PASSE, DRIBLE e ARREMESSO.
Manejo de bola é o ato de um jogador se deslocar quicando a bola é chamado de drible. A mão do jogador deve estar sempre aberta para que tenha um melhor domínio sobre a bola e, ao contrário do basquetebol, não é permitido conduzir a bola durante o drible. Além disso, o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos com ela;
É permitido :Lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos. Segurar a bola no máximo durante 3 segundos, mesmo que ela esteja no solo. Fazer no máximo 3 passos com a bola na mão.- É permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras;
O GOLEIRO - É permitido ao goleiro : Tocar a bola na área de gol numa tentativa de defesa, com todas as partes do corpo. OBS: Exceto chutar a bola, mesmo em tentativa de defesa.
Somente o goleiro tem o direito de permanecer na área de gol. Ela é violada, desde que um jogador de quadra a toque, inclusive em sua linha, com qualquer parte do corpo.

TIRO DE META - é realizado quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por último, num jogador da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora.



TIRO LATERAL- Quando a bola sair na linha lateral, é cobrado o tiro lateral: o atleta pisa com um pé na linha e, com a bola em mãos, recoloca-a em jogo. Nesse caso, os oponentes devem se localizar a, no mínimo, três metros de distância;

TIRO LIVRE - Ao ocorrer qualquer lance irregular, a cobrança é feita no local onde ocorreu a infração. O time adversário pode formar uma barreira, desde que ela se posicione a três metros da cobrança. Uma curiosidade é que as faltas podem ser cobradas sem o apito do árbitro.


TIRO de 7 METROS - O famoso tiro de sete metros é caracterizado pela falta sobre um atacante, quando esse, ao arremessar a bola ao gol, é impedido por uma falta. O jogador que executará
o tiro deve cuidar para que seus pés não toquem ou ultrapassem a linha de marcação dos sete metros, e a colocação dos demais jogadores de defesa e de ataque deve ser fora da linha dos 9m.

SUBSTITUIÇÕES - O número de substituições é ilimitado, mas elas têm de ser feitas no espaço de 4,45m que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra, antes que outro entre em seu lugar
As punições no handebol - são bastante rígidas e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desclassificação com o vermelho. A seguir, uma lista com todas as punições possíveis:
Cartão amarelo (advertência): serve como advertência a um jogador, é usado em algumas faltas, por reclamação ou quando o jogador não deixa a bola no lugar após a marcação do árbitro.
Dois minutos: o jogador de handebol que receber esta punição deve ficar por dois minutos fora do jogo, sem direito à substituição, ou seja, seu time fica com um jogador a menos durante dois minutos, esta punição é dada a faltas violentas ou a substituições incorretas. O jogador também recebe dois minutos caso for receber o segundo amarelo e caso o time já tenha dois amarelos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos.
Cartão vermelho (desqualificação): quando um jogador receber um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra, também do banco de reservas e não pode mais voltar para a quadra durante a partida. O time fica com um jogador a menos durante dois minutos e depois desse tempo pode completar o time com outro jogador, desde que não seja aquele que foi expulso. Um jogador de handebol não pode receber mais de três durante uma partida, se isso acontecer ele é desclassificado do jogo, como se tivesse ganhado um cartão vermelho.

Handebol - Com se joga ( I )

Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG



Como se joga Handebol?
O Handebol é, sem dúvida, o esporte coletivo menos praticado no Brasil, se comparado ao Voleibol, ao Basquetebol e ao Futebol. A diferença mais significativa entre o futebol e o handebol é que o handebol é jogado com as mãos.
Em termos gerais, é um esporte com bola, em que duas equipes disputam quem marca mais gols. Curiosamente, nós brasileiros, que adoramos gols, não apresentamos grande interesse pelo handebol. Talvez por ser um esporte que não é transmitido nem pela televisão e nem pelo rádio. Então, onde é que descobrimos como praticar o handebol? A resposta é simples: nas aulas de Educação Física e em alguns clubes.

O objetivo básico do jogo de handebol é driblar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol adversário, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes e arremessos precisos para atingir o gol.
A EQUIPE Uma equipe é formada de 12 jogadores (10 jogadores de quadra e 2 goleiros). Em todos os casos, a equipe é obrigada a jogar com 1 goleiro, 7 jogadores titulares (6 jogadores de quadra e 1 goleiro) que podem se encontrar na quadra ao mesmo tempo, os quais devem ser inscritos na súmula da partida
A QUADRA- Oficialmente, a quadra deve medir 40 m x 20 m, e ter piso de madeira ou emborrachado, com duas áreas para goleiro que se localizam a seis metros do gol;

O TEMPO DE JOGO- A partida é composta por dois períodos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos; Se o jogo terminar empatado deve ter a sua continuação até que haja um vencedor, a prorrogação dura 2 X 5 minutos (troca de quadra sem intervalo). Se o jogo continuar empatado após esta primeira prorrogação, uma segunda será jogada após 5 minutos de intervalo.

Handebol- História


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG

História do handebol:
Handebol, do alemão handball (hand= mão, Ball= bola), é uma modalidade esportiva criada pelo professor de Educação Física Karl Schelenz, em 1919 — baseando em outros desportos, e que logo em seguida, trabalhou na formação do Handebol como esporte competitivo, e para alcançar uma divulgação maior, enviou seu trabalho de criação explicando as regras especiais do Handebol de campo a outros países. Foi assim que surgiu este esporte competitivo, o jogo inicialmente era praticado em um campo similar ao do futebol, mas hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o handebol de quadra.
O Handebol chega no Brasil após a I Grande Guerra Mundial, devido ao grande número de imigrantes alemães que vieram para o Brasil, principalmente para a região sul por conta das semelhanças climáticas. Dessa forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, tradição folclórica e por extensão as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo.
Mas foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu 1 ° Presidenta Otto Schemelling. Atualmente o handebol do Brasil está em ascensão apesar de nunca ter obtido um ouro olímpico. O desporto já é largamente praticado em nível escolar, uma vez ser fácil o aproveitamento das já muito disseminadas quadras de futebol de salão para o handebol.

Taça Esportes Olimpicos de Basquete Goiás

Taça Esportes Olimpicos de Basquete promovida pelo Goiás Esporte Clube tem inicio dia 16 de outubro de 2010 e será realizada no Ginásio da Serrinha. As categorias são Sub-18 Masculino e Sub-Feminino. Este é mais um importante evento que colabora com crescimento do basquete de base em nosso Estado.





CPMG Ayrton Senna participa com brilhantismo na III OLIMCOM

CPMG Ayrton Senna participa com brilhantismo na III OLIMCOM


Aconteceu entre os dias 08 e 11 de setembro a III OLIMCOM – Olimpíadas dos Colégios Militares, o evento esportivo de maior importância para os Colégios Militares do Estado de Goiás. Diferente das outras edições, o CPMG Polivalente Modelo Vasco dos Reis sediou o evento, que nos anos anteriores fora realizado no CPMG Hugo de Carvalho Ramos. A solenidade de abertura aconteceu no dia 08 de setembro, na Academia da Polícia Militar com a presença do Comandante Geral, os Comandantes dos Colégios Militares e outras autoridades.


A participação de todos os Colégios Militares proporcionou a integração entre os alunos/atletas, incentivando também a prática desportiva como ferramenta benéfica para o bem estar físico, mental e social.
O resultado geral do III OLIMCOM ficou assim:

1º Lugar - CPMG Anápolis com 81 pontos
2º Lugar - CPMG Ayrton Senna com 79 pontos
3º Lugar - CPMG Hugo com 77 pontos

O CPMG-Ayrton Senna obteve os seguintes resultados por modalidade:

1º Lugar no Basquete Feminino
1º Lugar no Vôlei Masculino
1º Lugar no Atletismo Feminino
2º Lugar no Futsal Feminino
2º Lugar no Voleibol Feminino
2º Lugar no Basquete Masculino
2º Lugar no Xadrez Misto
3º Lugar Futsal Masculino
3º Lugar Handebol Masculino


A Comunidade do CPMG Ayrton Senna está muito feliz com os resultados obtidos e parabeniza todos os atletas pelo empenho e dedicação, o que tornou possível a participação brilhante no evento, ficando atrás apenas do CPMG Anápolis por uma diferença de dois pontos, destacando-se em primeiro lugar na capital. O CPMG Ayrton Senna é considerado um dos grandes nomes quando se trata de modalidades coletivas, não só na OLIMCOM, mas também em outros eventos esportivos, como as Olimpíadas Escolares, Copa Sesi e Campeonatos Estaduais. Nas modalidades individuais, não podemos deixar de citar a equipe feminina de Atletismo que ganhou o primeiro lugar na competição.




“A educação física é importante, pois valoriza a cultura corporal cotidianamente apreendida, e mostra ao aluno que é possível buscar a transformação e a superação desta sociedade em uma sociedade mais justa e digna para todos”.

(Canfield)

Fonte: Sd Sidneia

Introdução ao Atletismo


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG


O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos e pode ser considerado a base de diversas outras modalidades. Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens. Os primeiros indícios de competições de atletismo datam de 4 mil anos atrás, quando homens egípcios disputavam corridas entre si. Na Grécia, o atletismo era o pilar das Olimpíadas Antigas.Mais adiante, o atletismo ressurgiria na Inglaterra do século XIX. Nessa época, as corridas se tornaram populares, e competições eram organizadas de maneira irregular.
Em 1825, provas para amadores foram disputadas em Uxbridge. Dois anos depois, em Eton, foi criada a corrida com obstáculos. Em 1834, surgiriam as primeiras regras oficiais do esporte, mas apenas para algumas provas. O primeiro torneio oficial, entretanto, seria organizado somente em 1864, quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a se enfrentar anualmente.
Na América, os argentinos foram os primeiros a praticar esse esporte, em 1867. Nos Estados Unidos o primeiro campeonato nacional foi disputado em 1968.
O atletismo integra o programa das Olimpíadas Modernas desde sua primeira edição, disputada em 1896, na Grécia. A Federação Internacional de Atletismo Amador (Iaaf), que regula o esporte até hoje, só seria fundada em 1913, em Londres, na Inglaterra.
De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. O atletismo é o esporte mais antigo e nobre de todos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades.

-->
Regras
O Atletismo é um esporte composto por diversas modalidades classificadas em:
- Corridas: de curta distância e longa distância, além de provas de revezamento e com obstáculos e da marcha atlética;
- Saltos: de altura, em distância e triplo;
- Lançamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste em lançar o objeto o mais longe possível do ponto inicial.
Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida (fixado na pista) e poiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). As vozes de comando para a largada são: “Aos seus lugares”, “Prontos”, “Tiro de partida”. São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Qualquer atleta que dê uma falsa partida será desclassificado. Contudo, nas provas combinadas (ex decatlo) cada atleta tem direito a uma falsa partida. Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saiem para a corrida em uma posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.
Existem muitos tipos de provas de atletismo, sendo que cada uma privilegia uma qualidade atlética do ser humano. Nas Olimpíadas, são disputadas 24 provas diferentes: 100 m, 110 m com barreiras (100 m para mulheres), 200 m, 400 m, 400 m com barreiras, 4 x 100 m, 4 x 400 m, 800 m, 1500 m, 5000 m, 10000 m, 3000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso, arremesso de martelo, arremesso de disco, arremesso de dardo, maratona, decatlo, heptatlo e marcha atlética.