- Qual fato mais chamou sua atenção no surgimento do futsal? Em que década surgiu o futsal?
- Que fatores levaram a prática do futsal?
- Que características podemos destacar em um jogador de futsal?
- Cite os fundamentos básicos do futsal.
- Uma equipe de futsal é composta de quantos jogadores ( titulares e reservas )?
- Qual o objetivo do jogo de futsal? Nesse jogo quanto tempo dura uma partida?
- Quais são as posições táticas no jogo de futsal?
- Cite uma regra que você considera importante deste esporte.
- Cite nome de 5 jogadores(as) famosos que praticaram o futsal.
- Explique as punições possíveis no futsal.
- Quanto tempo o goleiro possui para passar a bola à um companheiro?
- Desenhe a quadra de futsal.
Educação Física Escolar=School Physical Education Você poderá agora obter diversas informações sobre a Educação Física e Esportes... Textos e material pedagógico sobre conteúdos da Educação Física Escolar, Eventos e muito mais... Este é um blog educativo e informativo, sem finalidades comerciais.
Educação Física
- Paulo Menezes de Freitas
- Goiânia, Goiás, Brazil
- Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308
Futsal - Questionário
Futsal: Estudo das Regras - Parte 4
Estudo das Regras do Fustal
Na verdade, o futsal nada mais é que uma adaptação da versão de campo (tradicional) a um espaço menor. Em uma quadra que normalmente tem as mesmas medidas das de handebol e basquete, a modalidade é disputada por duas equipes com cinco atletas cada (um goleiro e quatro na linha) e tem por objetivo fazer a bola entrar na baliza adversária o maior número de vezes.
Uma partida de futsal tem dois tempos de vinte minutos cada.As diferenças básicas em relação ao futebol de campo estão justamente nas dimensões. Como o espaço é curto, quando a bola sai pela linha lateral ela deve ser recolocada em jogo com os pés, e não com as mãos. As substituições também não acontecem da mesma forma. Enquanto no campo são permitidas apenas três trocas por equipe, na quadra as mudanças são ilimitadas e não precisam de autorização do juiz para acontecer (exceto o goleiro).
Além disso, no futsal os treinadores podem pedir o tempo técnico, presente em esportes como basquete, vôlei e handebol, mas não no futebol de campo. Cada comandante tem direito a duas paralisações de um minuto em cada período.
Apenas os goleiros podem pegar a bola com as mãos na sua área e a atuação do goleiro com a bola nos pés também é limitada. Enquanto no campo ele pode agir como jogador de linha sempre que desejar, no salão só pode ficar com a bola durante quatro segundos, e depois que passá-la para um companheiro, só poderá recebê-la de volta depois que ela tiver ultrapassado a linha que divide a quadra ao meio.
As punições possíveis também são iguais. Um jogador que comete uma falta um pouco mais dura e merece uma advertência mais expressiva do árbitro recebe um cartão amarelo. A reincidência ou atitude antidesportiva provocam o vermelho, que exclui o atleta da partida.
1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.
2- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.
3- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o GOL não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária.
4- Na hora do pênalti o goleiro deverá ficar sobre a linha do gol, podendo movimentar-se exclusivamente sobre ela.
5- No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o GOL não será válido.
6- No lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma antes tocando em algum jogador, inclusive o goleiro, o GOL será válido.
7- No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o GOL será válido.
8- No arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo colocada sobre ou junto a linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra de jogo, podendo mover-se levemente.
9- Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta , um tiro livre indireto (dois lances), será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.
Futsal: Fundamentos - Parte 3
FUNDAMENTOS DO FUTSAL
- Passe: É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo.
- Drible: É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando ultrapassado.
- Cabeceio: É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
- Chute: É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).
- Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.
- Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.
- Domínio de bola: Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.
Posições dos jogadores no futsal
Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
- Fixo - defensor, semelhante ao defesa
- Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra
- Pivô - movimenta-se no ataque
- Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também ataca.
Futsal: História do Futsal - Parte 2
Futsal: História do Futsal - Parte 2
Convém destacar que o amor e a tendência natural do brasileiro pelo futebol transfundiram-se para o Futsal, em razão da valorização imobiliária e de outros fatores sócio-econômicos que implicaram na quase extinção dos antigos campos de várzea. E o futebol passou, à falta de espaços principalmente nas áreas urbanas, a ser praticado em quadras originalmente destinadas a jogos de basquete e vôlei, daí explicar-se a "febre" do Futebol de Salão.
Hoje, seguramente o Futsal é a recreação e lazer desportivo da preferência de mais de 12 (doze) milhões de brasileiros, tendo assim, grande relevância não só na manifestação esporte-performance, como também nas outras manifestações (esporte-educação e esporte-participação) definidas na recomendação nº 01/86 do CND.
Em pesquisa realizada pela revista "Placar" de 01/06/84, corroborada em 1985 pelo IBGE, em seu anuário Estatístico, quanto aos esportes mais praticados no Brasil, especialmente nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, nas classes A, B e C e nas faixas de idade de 15/19 e de 20/24, evidenciou-se que o Futsal está em primeiro lugar na preferência nacional. E tudo isto decorre de ser o Futsal, sem dúvida, o único esporte genuinamente brasileiro e que não impõe o biótipo geralmente requerido para certas modalidades "importadas", podendo praticá-lo o alto, o baixo, o gordo, o magro, o jovem ou o mais idoso, daí ter tomado de roldão as quadras e espaços de recreação dos colégios, edifícios, empresas, pólos de lazer, clubes sociais e esportivos, quartéis, praças, conjuntos habitacionais, etc.
Além deste aspecto democrático e participativo, convém assinalar que Pelé, Zico, Sócrates, Casagrande, Edinho, Rivelino, Paulo César, Reinaldo, Robertinho, Artuzinho, Juninho, Caio, Denilson, Leonardo, Ronaldinho dentre outros consagrados "astros" do futebol creditam grande parte de seu sucesso ao aprendizado obtido no Futsal, onde iniciaram a vida desportiva. O jogador que vem do Futsal tem um drible fácil e curto, aperfeiçoado pelo pequeno espaço em quadra. Aprende-se a conduzir a bola perto do corpo, aprimora o domínio raramente errando um passe, além de ter um sentido de marcação muito desenvolvido.
Vale salientar que hoje o futsal não é apenas praticado e assistido nos ginásios convencionais, o nosso esporte conta com três Mundialitos disputados em arena especialmente construída, a céu aberto, na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, por ocasião dos Festivais de Verão promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro nos anos de 1995, 1996 e 1998, sagrando-se campeão em todos, além de ser amplamente divulgado nos meios de comunicação, inclusive com cobertura televisiva sistemática.
Fonte: www.cbfs.com.br
Futsal: História do Futsal - Parte 1
História do Futsal
O FUTEBOL DE SALÃO tem duas versões sobre o seu surgimento, e, tal como em outras modalidades desportivas, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que o FUTEBOL DE SALÃO começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo , pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas ''peladas'' nas quadras de basquete e hóquei.
No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe. As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o FUTEBOL DE SALÃO foi chamado o ''ESPORTE DA BOLA PESADA''.
Temos também a versão que o FUTEBOL DE SALÃO foi inventado em 1934 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ''INDOOR-FOOT-BALL'', onde as peladas de várzea eram substituídas pela futebol na quadra. As primeiras regras do Futebol de Salão foram redigidas em 1933 – fundamentadas no futebol, basquetebol, handebol e pólo aquático – pelo Professor de Educação Física da ACM – Associação Cristãs de Moços / Uruguai, Juam Carlos Ceriani.
No início as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada.
Como as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saiam freqüentemente das quadras, posteriormente tiveram seu amanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato do Futebol de Salão ser chamado de "esporte da bola pesada".
No Brasil, o Futebol de Salão também dava seus primeiros passos na década de 30, onde temos referência de uma publicação de normas e regulamentações para a prática do esporte, na Revista de Educação Física em 1936, no estado do Rio de Janeiro.
As ACMS do Rio de Janeiro e de São Paulo foram as protagonizadoras das práticas do Futebol de Salão no Brasil e devido ao entusiasmo de alguns praticantes o esporte começa ser mais divulgado, chegando até os clubes recreativos e escolas regulares, ganhando cada vez mais popularidade, surgindo assim a necessidade de se aperfeiçoar e unificar as regras para a prática do jogo em todo o território nacional, já na década de 40.
Tendo em vista isso, embora as primeiras regras tenham surgido no Uruguai, nada foi feito naquele País no sentido de aperfeiçoá-lo ou divulgá-lo, cabendo aos brasileiros a responsabilidade pelo crescimento, divulgação e ordenação do Futsal como modalidade esportiva. De tal forma podemos afirmar que devido a identificação, popularidade e dimensão alcançada no Brasil, o Futsal é um esporte genuinamente brasileiro.
Assinar:
Postagens (Atom)