TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - 100H
"Precisamos contribuir para a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se adivinha, a escola em que apaixonadamente diz sim a vida".
Apresento a seguir as atividades desenvolvidas no curso promovido pelo PROINFO-MEC e ministrado pela Professora Aleida Elias do NTE-Goiânia (Secretaria de Educação do Estado De Goiás)
Objetivos do Curso:
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Atividades desenvolvidas em cada unidade do curso:
UNIDADE 1 - TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA, NA ESCOLA:
Modulo I – Atividade 01: Quem sou como professor e aprendiz?Módulo I - Atividade 03: As novas tecnologias na Escola
Módudo I - Atividade 04 :Conhecendo uma experiência
Módudo I - Atividade 05: Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia
Módulo I - Atividade 06: Pesquisando sobre o trabalho por projeto
UNIDADE 2 - :HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA, INTERNET:
Módulo 2 - Atividade 1: Navegação em Hipertexto
UNIDADE 3 - : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS
MÓDULO3 - Atividade 2: Conhecendo repositórios de material digital
Módulo 3 - Atividade 3: Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais - Saltos no Tempo
Módulo3 - Atividade 3: PRODUTOS E OBJETOS DO MATERIAL DO PROFESSOR
Módulo 3 - Atividade 4: Apresentação Hipertextual
UNIDADE 4 - : TECNOLOGIA E CURRÍCULO
Módulo4-Atividade 1: Tecnologias: Possibilidades de Contribuições
Módulo 4 - Atividade 2: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Módulo 4 - Atividade 3: Projeto de Trabalho
Módulo 4 - Atividade 4: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
Nenhum comentário:
Postar um comentário