Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física e Técnico de Basquetebol. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Goiás e da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Curriculum Vitae Lattes http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Futsal: Estudo das Regras - Parte 4

Estudo das Regras do Fustal

Na verdade, o futsal nada mais é que uma adaptação da versão de campo (tradicional) a um espaço menor. Em uma quadra que normalmente tem as mesmas medidas das de handebol e basquete, a modalidade é disputada por duas equipes com cinco atletas cada (um goleiro e quatro na linha) e tem por objetivo fazer a bola entrar na baliza adversária o maior número de vezes.

Uma partida de futsal tem dois tempos de vinte minutos cada.As diferenças básicas em relação ao futebol de campo estão justamente nas dimensões. Como o espaço é curto, quando a bola sai pela linha lateral ela deve ser recolocada em jogo com os pés, e não com as mãos. As substituições também não acontecem da mesma forma. Enquanto no campo são permitidas apenas três trocas por equipe, na quadra as mudanças são ilimitadas e não precisam de autorização do juiz para acontecer (exceto o goleiro).

Além disso, no futsal os treinadores podem pedir o tempo técnico, presente em esportes como basquete, vôlei e handebol, mas não no futebol de campo. Cada comandante tem direito a duas paralisações de um minuto em cada período.

Apenas os goleiros podem pegar a bola com as mãos na sua área e a atuação do goleiro com a bola nos pés também é limitada. Enquanto no campo ele pode agir como jogador de linha sempre que desejar, no salão só pode ficar com a bola durante quatro segundos, e depois que passá-la para um companheiro, só poderá recebê-la de volta depois que ela tiver ultrapassado a linha que divide a quadra ao meio.

As punições possíveis também são iguais. Um jogador que comete uma falta um pouco mais dura e merece uma advertência mais expressiva do árbitro recebe um cartão amarelo. A reincidência ou atitude antidesportiva provocam o vermelho, que exclui o atleta da partida.

1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com 4 jogadores ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe.

2- A bola estará fora de jogo quando sair completamente quer pelo solo ou pelo alto das linhas laterais ou de fundo.

3- Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar uma falta atrasa a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o GOL não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária.

4- Na hora do pênalti o goleiro deverá ficar sobre a linha do gol, podendo movimentar-se exclusivamente sobre ela.

5- No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o GOL não será válido.

6- No lateral se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma antes tocando em algum jogador, inclusive o goleiro, o GOL será válido.

7- No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o GOL será válido.

8- No arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo colocada sobre ou junto a linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra de jogo, podendo mover-se levemente.

9- Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta , um tiro livre indireto (dois lances), será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.

3 comentários:

  1. Pra mim ajudou bastante tudo oq eu queria estava bem aquee!!!!!!!!!!!!!!!
    bejuxxx!
    xauzim!

    ResponderExcluir
  2. -mee ajudoou mtoo
    ' vllw
    bjoooos

    ResponderExcluir
  3. ajudou um pouuco......mais muito legal , adorei..
    bijaum!!
    xauu!!

    ResponderExcluir