Educação Física

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Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Jogos e Brincadeiras - Parte 2


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Curiosidades sobre Jogos e brincadeiras tradicionais
Relatamos, a seguir, uma série de curiosidades que dizem respeito à origem de alguns jogos e brincadeiras nas diferentes culturas.

A influência portuguesa

Os colonizadores portugueses trouxeram seus contos, lendas, estórias, jogos, festas e valores. A PIPA foi introduzida pelos portugueses no Século XVI. Vem do Oriente, do Japão e da China. Os diversos nomes encontrados pelo Brasil: estrela, raia, arraia, papagaio, bacalhau, gaivotão, curica, pipa, cafila, pandorga, quadrado. Outras brincadeiras introduzidas pelos portugueses: MULA SEM CABEÇA, CUCA OU PAPÃO (1950), CANTIGAS (1909), MARELINHA, JOGO DO SAQUINHO, PIÃO, JOGO DE BOTÃO, BOLINHA DE GUDE

A influência africana

O Brasil teve grande influência dos negros africanos na vida econômica, social e cultural. Eles trabalharam na lavoura e nas minas e, no período colonial, nos engenhos e plantações.
A mãe negra transmitia para seus filhos as estórias, lendas, contos, mitos, deuses e animais encantados vindos das suas origens. Nas famílias da época da escravidão, eram as criadas negras que criavam e amamentavam os filhos da mãe da família: a ama negra dava de mamar ao menino branco, o embalava no berço e ensinava-lhe as primeiras palavras e as CANTIGAS DE NINAR.
Os filhos das senhoras dos engenhos relacionavam-se com os filhos das negras escravas com os quais brincavam de: MONTAR A CAVALO EM CARNEIROS, NADAR NOS RIOS E REPRESAS, MATAR PASSARINHOS, EMPINAR PAPAGAIO, JOGAR PIÃO

A Influência indígena

Os índios tiveram grande influência na culinária brasileira, no uso de remédios caseiros e utensílios de cozinha. As índias praticavam o cultivo de mandioca, cará, milho, jerimum, amendoim e mamão. Também nas danças eles imitavam animais demoníacos que aparecem nos contos infantis.As mães faziam brinquedos de barro cozido para seus filhos, de gente e de animais.
As crianças das Tribos Karajá do Rio Araguaia em Goiás, brincavam de:ARCO E FLECHA, PESCA, JOGO DO FIO, BRINQUEDOS COM FIGURAS DE ARGILA, PIÕES, CANOAS, REMOS, PETECA DE PALHA DE MILHO,
http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/index.htm

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