Educação Física na Escola

No contexto escolar o esporte leva o educando a atuar e participar de experiências individuais e coletivas, dando oportunidade de conhecer-se, de expressar-se, de superar-se, por meio de uma pratica contínua e sistemática.
É tarefa da Educação Física escolar, portanto garantir que todos os alunos(as) desenvolvam de forma democrática e não seletiva suas potencialidades, para que possam usufruir das práticas corporais em beneficio do exercício pleno da cidadania e da melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVOS
• Conhecer a história, regras, fundamentos básico, técnicas e táticas das modalidades esportivas, assim como suas possibilidades de adaptação.;
• Compreender a função social da ginástica, conhecendo seus fundamentos e vivenciando suas diferentes abordagens na atualidade ;
• Vivenciar as diferentes manifestações rítmicas e expressivas por meio da vivência e criação de atividades de dança.
• Compreender os aspectos históricos e as características da diferentes maneiras de lutas, construindo vivências de algumas manifestações ;
• Reconhecer as possibilidades de vivenciar o lúdico através dos jogos e brincadeiras em atividades coletivas.
• Valorizar e usufruir das atividades físicas como recurso para a melhoria da qualidade de vida, compreendo questões relacionadas a nutrição e a saúde.;
• Vivenciar os limites e as possibilidades do próprio corpo em atividades cooperativas e competitivas, adotando uma postura não preconceituosa e nem discriminatória.
• Desenvolver valores como cooperação, responsabilidade e participação, respeitando a si e aos outros segundo suas capacidades em situações coletivas.
METODOLOGIA
Os processos pedagógicos tem como objetivo estimular à pratica das atividades corporais por parte dos alunos(as). Geralmente são apresentados em formas atividades individuais e coletivas:
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Demonstrações práticas, em vídeo e textos;
- Exercícios práticos individuais, em duplas e coletivos;
- Jogos pré-desportivos;
- Leitura orientadas de textos
- Dinâmica de grupo,
- Pesquisas de campo e bibliográficas
- Trabalhos individual ou em grupo
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e processual, sendo realizada por um conjunto de observações e testes que permitam diagnosticar a evolução individual e coletiva dos alunos(as) durante as aulas de Educação Física.
Ao final de cada bimestre o registro de avaliação buscará englobar todos os aspectos do plano, procurando identificar o que se assimilou nesse período de tempo. A avaliação constará dos seguintes itens:
· Organização e conhecimento – avaliando a apresentação, a organização e o domínio do conteúdo desenvolvido através de provas, trabalhos, relatórios de práticas, pesquisas e seminários;
· Participação – avaliando a freqüência, a pontualidade, o interesse e participação e desenvolvimentos as atividades práticas do aluno(a) e do grupo nas atividades individuais e coletivas;
Referências Bibliográficas
· BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais, Educação Física: MEC. 1998.
· COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. · FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1989.
· KUNZ, E. Transformações didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.
Parabéns pelo trabalho no Blog... ficou ótimo
ResponderExcluirProf. Patricia RS
Demais irmão!...Parabéns de fato!
ResponderExcluir