Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

A importância da Educação Física Escolar


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG


Por que estudar Educação Física na escola?
Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles façam somente recreação: joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola e fazer ginástica.
A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades esportivas, lutas, dança e até mesmo do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à realidade em que os alunos se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no desenvolvimento das aulas.


Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. 

As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada ano acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.
Para isso o professor deve inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, expressão corporal, ginásticas, jogos tradicionais, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de TV, DVD, internet, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor em conjunto com os alunos, ter seriedade e muita criatividade para desenvolver aulas prazerosas de Educação Física na escola.
Adaptação do texto escrito por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.
http://cyberdiet.terra.com.br/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-3-1-2-474.html

10 comentários:

  1. Muito bom me ajudou no meu trbalho escolar.

    Vlw

    Ameiii

    Parabens

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, me ajudou muito no meu trabalho de Ed. Física = )

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA QUE MUITO PROFESSORES ,TIVESSEM,ESSA CONCEPÇAO,MAS SABEMOS QUE NAO É BEM ISSO.MAS
    ADOREI MUITISSIMO

    ResponderExcluir
  4. gossssssteiiiiiiiiiiiiiiiii demaiiiiiiiiiiisssssssss!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. eta poxa com este asunto ficou d + continuem assim q vcs vao ficar muito conhecido e outra conhecido por todos os bulblicos, vou postar no meu facebook,ORKUT,formisping,blog entre outros ... :) mickael.

    ResponderExcluir
  6. Interessante!...Não sou profissional da área de educação física,Estou de improviso ministrando aulas concernentes a este componente curricular.Porém, gratificante!Pretendo inserir artigo supracitado em avaliação.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela valorização da educação física e o desporte!Saúde!"Por meio das aulas de educação física o professor transmiti valores que todos os alunos levarão consigo para toda a vida,independentemente da idade que tenha.Alguns desses valores a serem incutidos são: Respeito aos seus limites e ao do outro,respeito às regras e comandos,consciência espacial,lidar com perdas,vitórias e gerenciamento de conflitos. Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. 

As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada ano acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino."

    ResponderExcluir