Educação Física

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Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Jogos e Brincadeiras - Parte 1


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Brinquedos e brincadeiras
Brincar é uma das melhores coisas da vida, você não acha? Existem tantos brinquedos divertidos e tantas brincadeiras para inventar que a gente gostaria de que a infância fosse bem comprida. Brincando a gente aprende coisas. Por exemplo, brincando a gente aprende a brincar! Você já inventou alguma brincadeira?
Quando não há brinquedos como bolas, bonecas e carrinhos, as crianças sempre encontram uma forma de brincar. Elas inventam brincadeiras ou ensinam para seus amigos uma brincadeira que conhecem. Muitas brincadeiras são passadas de geração para geração, e não se sabe quem inventou. Você já pensou como seriam os brinquedos e as brincadeiras das crianças gregas e romanas que viveram há cerca de 2000 anos ?
Não muito diferentes daqueles dos nossos avós, pois muitos brinquedos já tinham sido inventados naquele tempo tão distante. É isso mesmo: a bola, a boneca, o carrinho de puxar, o ioiô, o pião, o arco ou bambolê como chamamos.
A maioria das crianças de hoje em dia desconhece divertimentos simples como cabra-cega, passa-anel, pula-carniça, siga-o-mestre, chicote-queimado, telefone-sem-fio e centenas de outras brincadeiras transmitidas oralmente há séculos por sucessivas gerações. Também as cantigas e frases por exemplo que acompanhavam o pular corda ou a roda se reduziram bastante na memória infantil.
Na verdade isso mostra apenas que brincadeiras se transformam, algumas perdem o sentido em função das novas tecnologias, mas muitas ainda merecem ser resgatadas, pois certamente ainda irão cativar o interesse das futuras gerações. Num tempo de computadores e videogames, sobra pouco espaço para se brincar de pique—pega, amarelinha, esconde-esconde, salva-bandeira... Mas existe gente no mundo preocupada em resgatar esses jogos tradicionais para que eles não fiquem apenas na história.

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