Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Como funciona o exercício físico - Parte 2

 


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG



Os benefícios do exercício físico
O corpo pode aproveitar mais os benefícios dos exercícios através de um treinamento constante. Os atletas passam muito tempo treinando. Isto permite que o corpo adapte suas respostas e melhore o desempenho atlético. O treinamento pode:
fazer os músculos trabalharem melhor combinar o que você come com as necessidades energéticas do corpo melhorar a eficiência da distribuição de oxigênio para os músculos que se exercitam familiarizar você com o ambiente de competições
Vários estudos indicam que nosso estilo de vida afeta claramente nossa capacidade de sermos saudáveis e evitarmos danos à saúde. O estilo de vida também exerce um papel importante na nossa aparência e na forma como nos sentimos em relação a nós mesmos. Felizmente, hoje em dia, temos mais informações sobre o que constitui um estilo de vida produtivo e saudável.
No topo da lista dos elementos está o exercício. A prática regular de exercícios pode ajudá-lo a perder peso, modelar o corpo e a precaver-se contra certas doenças. A pesquisa também indica que se tornar ativo e permanecer ativo pode ajudar a aumentar sua auto-confiança, diminuir o estresse e a ansiedade, melhorar sua produtividade e a condição do corpo em geral.
Parece bom demais para ser verdade? O exercício não é uma solução rápida, nem uma cura milagrosa. Assim como os hábitos alimentares saudáveis, os exercícios precisam ser regulares, parte permanente de sua vida, para que sua magia funcione. E você precisa esforçar-se para que ela funcione em você.
Um programa de exercícios fortalece os músculos do corpo inteiro. Afinal de contas, seu corpo funciona como uma unidade, e a fragilidade em uma região pode forçar e até lesar uma outra. Os exercícios foram criados para ajudar a fortalecer os músculos e deixá-los em forma - e não criar volume.
A pesquisa indica que os exercícios que aumentam a força e a resistência muscular podem fazer mais do que melhorar sua aparência; podem ajudar a melhorar seu desempenho, aumentar sua massa corporal magra (a quantidade de músculo, em vez de gordura, que você tem) e diminuir lesões e desconfortos. De fato, o American College of Sports Medicine incluiu exercícios de força a exercícios aeróbicos nas suas recomendações para desenvolver e manter o condicionamento físico em adultos saudáveis.
­Os exercícios de aquecimento são essenciais para qualquer atividade física. Preparar os músculos e as ­articulações para uma atividade mais intensa ajuda a evitar lesões e também estimula a circulação. Os exercícios de aquecimento elevam a temperatura corporal, deixando os músculos mais flexíveis e receptivos a atividades fortes.
Muitos especialistas recomendam que você faça exercícios de aquecimento até mesmo antes de se alongar. O aquecimento deve aumentar ligeiramente a freqüência cardíaca, mas não tanto quanto durante seu exercício.
A ginástica aeróbica vai aumentar a temperatura dos músculos e preparar as articulações para os movimentos importantes dos exercícios. Os exercícios calistênicos fazem parte do aquecimento avançado. Nele, as práticas de corridas e saltos são partes fundamentais do trabalho.
Os exercícios para braços, ombros e peito se concentram naqueles grupos musculares da região superior do corpo. Estes músculos permitem que realizemos movimentos de puxar, empurrar e erguer objetos pesados.
Embora os homens se concentrem com mais freqüência no fortalecimento do bíceps, tríceps, peitoral e deltóides, entre outros, as mulheres também podem se beneficiar da tonificação desses músculos.
Na verdade, o fortalecimento da parte superior do corpo com exercícios para braços, ombros e peito pode aliviar dores nas costas e pescoço para ambos os sexos. E combinado com atividade aeróbica, o fortalecimento da parte superior do corpo é capaz de aumentar a taxa de metabolismo do corpo, fazendo com que queime mais gorduras.­
A variedade de exercícios para as pernas incluídos nessa rotina fortalecem não apenas os principais grupos de músculos das pernas, mas também os glúteos. O fortalecimento desses poderosos músculos - que nos permitem correr, pular e subir escadas - facilmente pode fazer parte de suas atividades prediletas, desde jardinagem a uma partida de basquetebol.
Lembre-se: é importante fazer exercícios para as pernas que trabalhem todos os principais grupos de músculos, de modo a não criar um desequilíbrio de força.­­
O alongamento é uma parte importante de qualquer treinamento físico. Ele ajuda não só a diminuir a dor que geralmente aparece depois dos exercícios como também aumenta o comprimento dos músculos, melhorando a mobilidade e a flexibilidade geral do corpo. O alongamento também aj­uda a prevenir lesões que podem acontecer durante o exercício. Mesmo que você não realize atividades físicas intensas, o alongamento pode ser incorporado a sua rotina diária.Vale ressaltar que várias empresas e ambientes de trabalho tem destinado parte do tempo ( cerca de 15 minutos diários ) para que os funcionários façam exercícios físicos e alongamentos: a chamada Ginástica Laboral.
O alongamento melhora a circulação, diminui o estresse e alivia as tensões. Pesquisas também indicam que se tornar ativo e permanecer ativo pode ajudar a aumentar sua autoconfiança, diminuir o estresse e a ansiedade. A melhor forma é em pé, pois o peso do corpo vai fortalecer esses músculos na hora do alongamento.
O principal objetivo do alongamento da panturrilha é esticar o músculo gastrocnêmio, que fica atrás da perna. O objetivo do alongamento do quadríceps é esticar a parte da frente do quadril e da coxa. Se você passa o dia sentado, essa área pode ficar muito tensa e isso pode gerar problemas na região lombar.
Muito eficaz, o alongamento da região lombar é essencial para melhorar a flexibilidade e o relaxamento em todo o corpo. Ficar sentado em frente ao computador o dia todo ou dirigir por muito tempo pode fazer com que suas costas fiquem curvadas. O alongamento do peito ajuda a abrir a região do tórax e esticar os músculos.
O alongamento ajuda a prevenir lesões e deve ser incorporada sua rotina, mesmo que você não faça exercícios.

Um comentário: