Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Introdução ao Atletismo


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG


O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos e pode ser considerado a base de diversas outras modalidades. Originalmente, seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens. Os primeiros indícios de competições de atletismo datam de 4 mil anos atrás, quando homens egípcios disputavam corridas entre si. Na Grécia, o atletismo era o pilar das Olimpíadas Antigas.Mais adiante, o atletismo ressurgiria na Inglaterra do século XIX. Nessa época, as corridas se tornaram populares, e competições eram organizadas de maneira irregular.
Em 1825, provas para amadores foram disputadas em Uxbridge. Dois anos depois, em Eton, foi criada a corrida com obstáculos. Em 1834, surgiriam as primeiras regras oficiais do esporte, mas apenas para algumas provas. O primeiro torneio oficial, entretanto, seria organizado somente em 1864, quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a se enfrentar anualmente.
Na América, os argentinos foram os primeiros a praticar esse esporte, em 1867. Nos Estados Unidos o primeiro campeonato nacional foi disputado em 1968.
O atletismo integra o programa das Olimpíadas Modernas desde sua primeira edição, disputada em 1896, na Grécia. A Federação Internacional de Atletismo Amador (Iaaf), que regula o esporte até hoje, só seria fundada em 1913, em Londres, na Inglaterra.
De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. O atletismo é o esporte mais antigo e nobre de todos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades.

-->
Regras
O Atletismo é um esporte composto por diversas modalidades classificadas em:
- Corridas: de curta distância e longa distância, além de provas de revezamento e com obstáculos e da marcha atlética;
- Saltos: de altura, em distância e triplo;
- Lançamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste em lançar o objeto o mais longe possível do ponto inicial.
Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida (fixado na pista) e poiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). As vozes de comando para a largada são: “Aos seus lugares”, “Prontos”, “Tiro de partida”. São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Qualquer atleta que dê uma falsa partida será desclassificado. Contudo, nas provas combinadas (ex decatlo) cada atleta tem direito a uma falsa partida. Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saiem para a corrida em uma posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.
Existem muitos tipos de provas de atletismo, sendo que cada uma privilegia uma qualidade atlética do ser humano. Nas Olimpíadas, são disputadas 24 provas diferentes: 100 m, 110 m com barreiras (100 m para mulheres), 200 m, 400 m, 400 m com barreiras, 4 x 100 m, 4 x 400 m, 800 m, 1500 m, 5000 m, 10000 m, 3000 m com obstáculos, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, arremesso de peso, arremesso de martelo, arremesso de disco, arremesso de dardo, maratona, decatlo, heptatlo e marcha atlética.

Um comentário: