Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Atletismo - Local, técnicas e equipamentos



Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  
clique: ANGELO PERSONAL DOG


Local
Boa parte das provas de atletismo é disputada dentro do Estádio Olímpico, com exceção feita à maratona e à marcha atlética. As provas de salto e arremesso são disputadas em estruturas específicas dentro do campo, enquanto as de velocidade são realizadas em uma pista que mede 400 metros e tem oito raias. As corridas avançam em sentido anti-horário, que contornam o campo.
Nos 110 m com barreira (100m para mulheres), as barreiras utilizadas devem ter 1,067 m para os homens e 84 cm para as mulheres. Já nos 400m com barreira, os obstáculos devem ter 91,4 cm de altura para os homens e 76,2 cm para as mulheres.
Nas provas de 3000 m com obstáculos, tais obstáculos devem consistir em uma barreira de quase 1 m de altura e lagos de pouca profundidade, com 3,66 m de comprimento.
Em todas as provas de arremesso, a área para qual o peso deve ser lançado precisa estar livre, sem que qualquer pessoa nela permaneça, para que não haja risco de acidentes. Para as provas de arremesso de martelo e peso, são montadas estruturas de metal em volta da área de lançamento, de modo que um erro não faça com que o peso acerte uma pessoa.
Nas provas de salto em distância e salto triplo, os pulos devem ser executados em direção a uma caixa de areia com superfície praticamente regular, de modo que os organizadores consigam medir perfeitamente a distância atingida.
Técnicas
Para cada prova do atletismo existe uma técnica diferente. Nas provas de velocidade de curta distância, o mais importante é a explosão muscular do atleta, já que ele não tem tempo para ganhar fôlego durante a prova. Já nas provas de velocidade de curta distância com barreiras, além da explosão muscular, é testada a elasticidade e o reflexo do esportista, que tem de saltar sobre os obstáculos sem perder velocidade. Nas provas de velocidade mais longas, conhecidas como provas de fundo, o mais importante é a combinação entre resistência e velocidade. Como sprint final nem sempre funciona, o competidor precisa se manter no pelotão de elite, para sempre ter chance de vitória. A impulsão de um atleta, por sua vez, é testada nas provas de salto. Esse fundamento, aliado à explosão muscular, faz com que o esportista chegue à marca de salto com condições de obter um desempenho superior ao de seus concorrentes. Por fim, a força de um atleta é medida nas provas de arremesso. Nelas, os competidores precisam impor o máximo de sua potência muscular para lançar o objeto o mais longe possível.

Equipamentos
O uniforme básico de todo atleta é um calção e uma camiseta, podendo ser utilizado também um macacão. Normalmente, essa última vestimenta é utilizada nas provas de velocidade, em que a
s roupas justas de material sintético ajudam o competidor a correr mais rápido em razão do menor atrito com o ar.
Uma curiosidade do atletismo é que a utilização de tênis ou sapatilhas é facultativa, podendo o atleta usá-los ou não. Quando o fazem, normalmente usam sapatilhas feitas de material sintético macio e com sola especial antiderrapante.
As varas utilizadas no salto não têm medidas definidas - variam de acordo com o tamanho de cada atleta. A bola de metal do arremesso de peso, por sua vez, deve ter 7,26 kg para os homens e 4 kg para as mulheres.
No arremesso de martelo, a bola e o arame metálico devem pesar, juntos, 7,26 kg, formando uma longitude máxima de 1,2 m. Os discos precisam pesar 2 kg e ter tamanho entre 219 mm e 221 mm para os homens, e 1 kg e tamanho entre 180 mm e 182 mm para as mulheres. Já o dardo deve ter 2,60 m e 800 g no masculino e 2,20 m e 600 g no feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário