Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2004). Graduando 10° Período de Engenharia Civil na Uni-Anhanguera (2020). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Goiânia (Concursado 2002 e 2017), assumindo atualmente a função de Apoio Técnico Professor na Gerência de Gestão da Rede Física como Gestor de Processos de Obras Públicas da Educação. Atuou na Rede Estadual de Educação de Goiás (Concursado 2004) como Professor efetivo e Técnico de Basquetebol (2004-2013). Tem experiência como Coordenador Pedagógico da Unidade Regional de Educação Maria Helena Bretas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, como Supervisor de Curso no PRONATEC pelo Instituto Federal de Educação de Goiás, como Professor de Educação Física/Treinador de basquetebol de base no Ensino Fundamental e Médio e como Gestor no Acompanhamento de Processos de Licitação e Contrato de Obras Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Basquetebol: Estudo das Regras - Parte 4


Dica:Saiba de tudo sobre cães com Angelo Personal Dog  

O ESTUDO DAS REGRAS DO BASQUETEBOL

- Oficialmente, o basquetebol é jogado em 4 tempos de 10 minutos cada.
- A equipe de posse da bola tem 8 segundos para passar da meia quadra de defesa para a meia quadra de ataque e o total de 24 segundos para concluir um ataque.
- Um jogador pode ficar 5 segundos de posse da bola sem driblar, sendo também 5 segundos o tempo para cobrar um lateral ou lance-livre. O tempo máximo para um atacante permanecer na área restritiva (garrafão) é de 3 segundos.
- Após passar para o campo de ataque, a equipe atacante não pode mais levar a bola à quadra de defesa.
- Linhas: no basquete, linha é fora; portanto, se a bola ou o jogador passar pelas linhas laterais ou de fundo, a posse de bola será do adversário.
- Um jogador de posse da bola só pode movimentar-se com a mesma driblando, não podendo andar com a bola na mão, nem mesmo conduzi-la durante o drible. Aliás, se um jogador estiver driblando parar e segurar a bola, ele não poderá voltar a bater bola, tendo como opções passar a bola para um companheiro ou arremessar para a cesta.
- A única situação na qual um jogador pode dar dois passos com a bola na mão é na execução da bandeja:
- Não é permitido ao jogador pular com a bola na mão e retornar ao solo com a mesma.

Faltas: existem 5 tipos de faltas:

PESSOAL: contato ilegal fora do ato de arremesso ou no ato de arremesso.
TÉCNICA: atitude antidesportiva de um atleta em quadra ou membro do banco.
ANTIDESPORTIVA: falta pessoal grave cometida por um jogador em quadra.
DESQUALIFICANTE: falta agressiva física ou moralmente.
DUPLA: quando dois adversários cometem a falta ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário