Educação Física

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Professor de Educação Física e Técnico de Basquetebol. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira. Professor efetivo da Rede Estadual de Educação de Goiás e da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Curriculum Vitae Lattes http://lattes.cnpq.br/3812780495033308

Handebol - Bola e Posições táticas (3)

Bolas de Handebol

Existem três tamanhos de bolas de Handebol, cada uma possui certo peso pré-determinado e representa uma categoria específica e tem que ser de couro e não escorregadias. (Para uma melhor aderência e maior liberdade nas jogadas usa-se uma cola especial para Handebol, aplicando-a nas pontas dos dedos). H3L - Esta é usada para a categoria Adulto Masculino, H2L - Esta bola é usada nas categorias Adulto Feminino e Juvenil Masculino, H1L - Esta bola é usada nas categorias Infantis Masculino e Feminino e Juvenil Feminino.

POSIÇÕES DOS JOGADORES NO HANDEBOL

Este desenho mostra as posições básicas do ataque.






No ataque, o time é dividido em: Pontas, Meias, Armador (conhecido também como Central), Pivô e Goleiro.








Armador: É a "locomotiva" do time no ataque. Este jogador esta no centro do ataque e comanda o as jogadas do time, deve saber arremessar com força e ter um ótimo passe. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.

Meia: Os meias geralmente possuem os mais fortes arremessos e são, geralmente, os mais altos jogadores do time. Estes são geralmente os jogadores mais perigosos durante o ataque, pois os arremessos costumam partir deles ou de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele.

Ponta :. Os pontas são velozes e ágeis; e devem possuir a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a força, mas a habilidade e mira. Estes jogadores também são muito importantes nos contra-ataques, apoiados em sua velocidade e posicionamento.

Pivô: O "coringa" do time no ataque. Posicionam-se entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor, ou se posicionar para que ele mesmo possa receber a bola e arremessar em direção ao gol.

Goleiro: Se o goleiro defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, ele deve ter a habilidade e o raciocínio rápido para observar se algum jogador se encontra em uma posição de contra-ataque, fazendo assim o lançamento que deve ser rápido e certeiro. O goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de contra-ataques.

Este desenho mostra as posições básicas da defesa.





Os jogadores na defesa precisam trabalhar em equipe. Existem as

defesas do tipo ( 6 x 0 ), ( 5 x 1 ), ( 3 x 3), ( 4 x 2 ) ou individual. A comunicação é absolutamente vital. Onde está o pivô? Quem está marcando quem? Onde está a bola?






Os jogadores especializados na defesa, que fisicamente grandes, muito fortes, rápidos e com muita concentração. Esses jogadores ainda possuem a habilidade de detectar o foco do ataque e se adaptar as mudanças nas jogadas. Defensores situados no meio precisam ser muito fortes e altos para impedir os ataques dos meias e conter os pivôs.

O goleiro é vital na defesa. Um bom goleiro pode representar mais de 50% daperformance de um time. Quando a defesa é penetrada, o goleiro é a ultima barreira ao atacante. Ele precisa ter um reflexo rápido, boa antecipação de onde o atacante pretende arremessar e habilidade de ajustar força, reflexos e total concentração (eliminado qualquer coisa que não seja referente ao jogo) focando seu objetivo final, a defesa. O goleiro também deve se comunicar com seu time, (pois possui maior visão de jogo por estar

fora dos lances de ataque) incentivando e alertando a defesa; e auxiliando e orientando seus companheiros no ataque.


Um comentário:

  1. ESSE SITE E LEGAL ME AJUDOU BASTANTE
    NO MEU TRABALHO

    ResponderExcluir